Como plantar alho: Dicas, Cuidados, Recomendações

Plantio do alho

O alho pode ser plantado em jardineiras, vasos, jardins, pomares, hortas. Todas essas opções são boas para o plantio. É melhor que seja realizado na estação do outono, mas dependendo do frio da região, pode ser plantado no início da primavera, começo do outono ou fim do verão.

Quando a região tem um inverno ameno, o alho pode ser feito no outono ou inverno. Caso a região seja muito quente, os dentes do alho devem ser armazenados em refrigeração de 0 graus Celsius até 10 graus Celsius, durante um ou dois meses antes de serem plantados definitivamente.

É comum fazer o plantio dos dentes de alho, porém pode ser feito através das sementes também.

Quando é plantação comercial, os dentes devem ser separados pelo tamanho, pois dessa forma a produção dos bulbos é mais uniforme. Nas plantações domésticas, esse detalhe não fa tanta diferença. Nos dois casos, é melhor evitar que sejam plantados dentes finos demais, em começo de apodrecimento ou que estejam danificados.

Alguns detalhes devem ser levados em consideração para que o plantio tenha sucesso. Primeiro, o ideal é plantar cada dente em uma profundidade de 3 a 5 cm. A parre mais finda do dente deve ser virada para cima. E o espaçamento entre as linhas do plantio é preciso que seja de 25 a 30 cm e entre as plantas, de 10 cm.

A colheita pode ser feita entre 16 e 36 semanas após ter sido feito o plantio. A semana correta vai depender bastante da local em que foi feita a plantação e da época do ano.

Para saber o momento certo em que deve ser feita a colheita, é necessário prestar atenção nas folhas velhas. Quando elas começarem a secar e amarelar é porque chegou o momento certo.

A colheita deve, de preferência, ser realizada em dias ensolarados e secos. A planta deve ser arrancada inteira e com as folhas junto.

Depois, é necessário que o alho perca o excesso de água, por meio do processo da cura, que consiste em deixar no sol por alguns dias o bulbo, para que ele possa secar. Quando estiverem secos, podem ser colocados em locais secos e frescos.

As cabeças de alho devem ser sempre mantidos em um ambiente com boa ventilação e seco. Dessa forma, pode ser armazenada por praticamente um ano, com todas suas características.

Solo para o alho

Não há muitos segredos e exigências sobre o solo em que o alho pode ser plantado. Portanto, a planta pode ser colocada para plantio em solos que sejam menos férteis e que não tenham muita disponibilidade de nitrogênio. Porém, o ideal mesmo é que o solo em que o alho vai ser plantado, seja leve, com bastante matéria orgânica e drenado bem e de forma correta. O ph pode ser entre 5,5 e 8,3, mas o ideal mesmo é que seja entre 6,2 e 7.

Irrigação do alho

Durante a primeira fase de crescimento do alho, a irrigação deve ser feita com uma certa frequência, pois o solo precisa estar sempre úmido para que a planta cresça com sucesso. Após essa fase, quando os bulbos já estiverem em época de crescimento, a frequência da irrigação já pode ser diminuída. E depois, quando estiver faltando poucos dias para a colheita, entre 10 e 20 dias faltantes, a irrigação já pode ser suspensa.

Luminosidade do alho

O alho necessita de apenas um pouco de horas de exposição diretamente a luz solar por dia. Portanto, é preciso escolher bem o locam em que o alho vai ser plantado. Um pouco de exposição ao sol é necessário para que o cultivo de alho seja um sucesso, porém se o alho ficar no sol muito além do tempo ideal, o plantio pode não dar certo.

Cuidados com o plantio

Um dos principais cuidados que deve se ter com o plantio é de sempre fazer a retirada das plantas invasoras. Isso acontece porque elas podem roubar os recursos e nutrientes do alho, principalmente durante os 3 meses iniciais do plantio. Também não é bom plantar o alho em terrenos que há pouco tempo teve cultivo de cebola ou alho, pois pode trazer doenças para a plantação.

Comments are closed.